domingo, 9 de fevereiro de 2020

1º FESTIVAL BRASILEIRO DE NOVOS POETAS

No intuito de promover a Literatura e incentivar o surgimento de novos talentos na arte poética, o Conselho Editorial da Revista Literária Inversos – ISSN 2528-1857 (Feira de Santana-BA, Brasil), cujo coordenador é o poeta Maroel Bispo, membro efetivo da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, realiza o 1º Festival Brasileiro de Novos Poetas, conforme as normas abaixo especificadas. Este evento conta com o apoio da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (ALAFS), presidida pela Profª Lélia Vitor Fernandes de Oliveira e da Academia de Letras do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul, presidida pela escritora Nena Sarti.
I - TEMA
O tema proposto é livre.
II – NÚMERO DE TEXTOS SELECIONADOS
Serão selecionados 20 (vinte) poemas, que devem ter, no máximo, 30 (trinta) versos.
III - INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas; cada participante poderá inscrever até 02 (dois) poemas, mas apenas um poderá ser selecionado; não é necessário que os textos sejam inéditos. Poderão se inscrever qualquer pessoa a partir dos 18 (dezoito) anos, do Brasil ou do exterior, desde que o texto seja escrito em língua portuguesa. Menores de dezoito anos devem enviar autorização assinada pelos pais ou representante legal. OBSERVAÇÃO: No intuito de possibilitar o surgimento de novos talentos literários, não poderão participar do Festival Literário, escritores que já tenham livros solos impressos publicados ou que já tenham textos selecionados ou premiados em quaisquer outros concursos literários. 
III. 1 Período e e-mail das Inscrições:
Serão aceitos textos enviados através do e-mail: revistainversos@gmail.com, no período de 10/02/2020 até as 23:59 min do dia 15/03/2020.
III. 2 Dados Exigidos:
No e-mail da inscrição, deverão constar se seguintes dados pessoais do inscrito: nome completo,  cidade,  estado, ou país (se do exterior), breve biografia literária (10 linhas);  o poema deve vir no corpo do texto do e-mail, com as seguintes especificações: máximo de 30 linhas, fonte Arial, tamanho 12 (doze), espaçamento 1,5, formato Word.
IV - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Todas as inscrições válidas serão analisadas pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos, formado por escritores e estudiosos da Literatura, que efetuará o julgamento dos trabalhos com base em critérios de criatividade, originalidade e técnica de escrita, de acordo com a norma culta da língua portuguesa e/ou qualidade artística, cuja decisão será de caráter soberana e irrevogável.

V - DA PUBLICAÇÃO
As obras escolhidas serão publicadas na Revista Literária Inversos, em formato PDF, online, sem ônus para a revista ou para o autor. A revista estará disponível gratuitamente aos selecionados e para qualquer pessoa, no site oficial da revista:    http://revistainversos.blogspot.com.br/, cujo link também estará na fanpage oficial da revista no Facebook:  https://www.facebook.com/revistainversos/ . Será também organizado e disponibilizado gratuitamente, para todos os interessados, no site da Revista Inversos, um ebook com os 20 (vinte) poemas selecionados.
VI – DA PREMIAÇÃO
A premiação constará de:
- Entrega gratuita de Certificados, formato PDF, com a classificação, aos 20 (vinte) autores selecionados, encaminhados através e-mail;
- Publicação gratuita em destaque dos poemas selecionados em 1º, 2º e 3º lugar e publicação gratuita dos demais textos (4º ao 20º), por ordem alfabética, na Revista Literária Inversos – mês Abril/2020.
- Ebook com os vinte textos selecionados, disponibilizado gratuitamente no site da revista.
VII - CALENDÁRIO
Inscrição: 10/04/2020 a 15/05/2020
Seleção: 16/05/2020 a 26/05/2020
Publicação do resultado do Edital no Facebook e notificação dos autores selecionados, através e-mail: 27 a 29/05/2020
Editoração da revista: 30/5 a 09/06/2020
Publicação online da revista: 10/06/2020
VIII - DISPOSIÇÕES GERAIS
O inscrito deve responder exclusivamente pela autoria e originalidade do texto enviado. Em caso de violação de direitos autorais, o inscrito assume única e integralmente a responsabilidade perante a Revista Inversos e terceiros.
O envio e submissão do texto à Revista Inversos caracteriza a aceitação total dos termos e condições deste edital.
Ao realizar a inscrição, o autor cede, sem ônus, o direito de publicação do texto para a Revista Literária Inversos, apenas para o propósito definido neste edital. Os direitos autorais da obra permanecem com o autor.
Os selecionados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
O Conselho Editorial se compromete a manter sob sigilo todas as informações prestadas pelos autores.
Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos.

Feira de Santana-BA, Brasil, 06 de fevereiro de 2020.
Maroel Bispo
Coordenador do Conselho Editorial
da Revista Literária Inversos – ISSN 2527-1857

6 comentários:

  1. Boa tarde!
    O que deve estar escrito na autorização dos pais, além da assinatura?
    E devo escanear a assinatura ou anexo uma foto da mesma?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Há uma contradição nas datas de inscrição do edital. Em um tópico diz a data vai até o mês 03, já em outro diz q é mês 05...

    ResponderExcluir
  3. Ja participei de outras antologiaa poeticas. Estou proibido dr participar por conta disso?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tenho as mesmos questionamentos das pessoas supra citadas.

    ResponderExcluir