quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Regulamento do 2º Concurso Internacional da Revista Inversos – Doces Poemas

Todos os anos desde 1999, a UNESCO tem comemorado o Dia Mundial da Poesia em 21 de março. É um momento oportuno para celebrar a riqueza do patrimônio cultural e linguístico mundial.  Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, sobre a poesia, disse que “A poesia também é essa arte única que nos faz conscientes da extraordinária diversidade humana: a diversidade de línguas e culturas. É um ponto de encontro entre o indivíduo e o mundo. É uma introdução à diferença, ao diálogo e à paz. É um testemunho da universalidade da condição humana para além das inúmeras formas utilizadas para descrevê-la.” Antero de Quental, poeta e escritor português do século XIX, escreveu a seguinte frase: “Mas quem de amor nos lábios traz doçura, esse é que leva a flor de uma alma pura!”. Meditando nela surgiu a ideia de realizarmos esse concurso literário, unindo a poesia e a doçura presente nas balas doces.  Nesse sentido, no intuito de incentivar o surgimento de novos autores, fomentar a vida literária brasileira e comemorar o Dia Mundial da Poesia, a Revista Literária Inversos - ISSN 2527-1857, de Feira de Santana-BA, lança o presente edital.

Para participar, basta seguir as instruções abaixo:

1 - Podem participar do presente edital, qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Brasil ou no exterior. Os menores de 18 (dezoito) anos, caso queiram participar, devem encaminhar anexo ao e-mail, cópia em PDF da autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

2 - A inscrição e a participação no concurso são gratuitas; nenhum autor efetuará pagamento ou receberá quaisquer valores pelo envio e publicação dos seus textos.

3 - Cada escritor poderá inscrever apenas 01 (um) poema de sua autoria, sendo que a revisão do mesmo é de responsabilidade de seu autor.

4 - O poema, escrito exclusivamente em língua portuguesa, deverá ter, no máximo, 14 (catorze) versos, com tema livre, arquivo em anexo no formato Word, espaçamento simples de 1,0, fonte Time New Roman, tamanho 12.

5 - Quanto ao gênero dos textos a serem enviados, serão aceitos exclusivamente poemas.

6 - Os textos deverão ser enviados para o poeta e escritor Maroel Bispo, idealizador do concurso e Coordenador do Conselho Editorial da Revista Literária Inversos, no endereço eletrônico: revistainversos@gmail.com .  Envie em anexo uma foto colorida, formato JPEG e uma pequena biografia, com no máximo 07 (sete) linhas.

7 - Prazos: Inscrições: 16/01/19 a 28/02/19; análise e seleção dos poemas: 01 a 09/03/19; divulgação do resultado: 10/03/19; publicação da Antologia: 21/03/19.

9 – O Conselho Editorial da Revista Inversos selecionará, dentre os inscritos, 40 (quarenta) poetas, conforme as categorias abaixo, cabendo ao autor, no ato da inscrição, fazer constar no e-mail, em qual categoria vai concorrer:

            9.1. Categoria Geral: 20 poetas com livros impressos ou digitais publicados;
            9.2. Categoria Especial: 20 poetas sem livros impressos ou digitais publicados.


8 - A escolha dos textos ficará a cargo do Conselho Editorial da Revista Inversos, cuja decisão é soberana e irrecorrível. Os selecionados serão informados por e-mail. Além das obras dos autores selecionados, serão escolhidos e impressos poemas de poetas consagrados, como Pablo Neruda, Vinicius de Moraes, Mário Quintana, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade e de poetas convidados das instituições apoiadoras do presente concurso: Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (ALAFS), da Academia Brasileira de Trova (ABT) e da Academia de Letras do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (ALB/MS).

9 - Com a finalidade de incentivar a leitura e valorizar a arte poética, os poemas selecionados serão impressos e distribuídos juntos com balas doces em bibliotecas, academias literárias, universidades, escolas, praças e outros locais da cidade de Feira de Santana-BA. A título de premiação, os poetas selecionados receberão o respectivo Certificado em formato PDF.

10 - A Antologia Internacional da Revista Inversos - Doces Poemas, com os 40 poemas selecionados, será organizada pelo poeta Maroel Bispo, e disponibilizada gratuitamente, online e no formato PDF, em anexo à Revista Literária Inversos, através do Facebook e do  site da Revista Inversos.

11 - A Revista Literária Inversos é um periódico eletrônico virtual, disponível online e   em formato PDF, gratuito, de publicação trimestral, ISSN 2527-1857. A revista obteve o  registro sob o número SNIIC AG-49901, junto ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, sendo editada pela Divisão Cultural da Associação Batista de Ação Social, sediada em Feira de Santana-BA, Brasil, cujo editor-chefe é o poeta Maroel Bispo.

12 – O presente Concurso conta com o apoio da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (ALAFS), da Academia Brasileira de Trova (ABT) e da Academia de Letras do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (ALB/MS).

13 - Ao realizar a inscrição, os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para a Revista Literária Inversos, sem ônus, por prazo indeterminado, apenas para os propósitos definidos neste edital e para promoção desta iniciativa. Os direitos autorais permanecem sendo do autor.

14 - Os casos omissos serão resolvidos pelo organizador e pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos.


Feira de Santana-BA, 16 de janeiro de 2019.


Maroel Bispo
Coordenador do Conselho Editorial da Revista Literária Inversos






2 comentários:

  1. Boa noitinha :)
    Gostaria de saber se já saiu o resultado do ultimo concurso, previsto para 10/03
    Abraços
    Teresinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já saiu. Está disponível na página da Revista Inversos, no Facebook.

      Excluir